ATITUDE
1️⃣ TREINE SUA MENTE
Você pode ser e ter o que quiser. Sua atitude interfere em suas ações.
2️⃣ O PERDEDOR
Reclama de tudo.
Especialista em problemas.
Enxerga erros, problemas e dificuldades em tudo.
Geralmente são enrolados, acomodados, pessimistas, mal humorados, egoístas e preguiçosos.
3️⃣ O VENCEDOR
Sempre grato por tudo.
Especialista em soluções.
Enxerga oportunidade em tudo. Resolve tudo. É otimista, prático, alegre, ativo, trabalhador e gosta de ajudar as pessoas.
4️⃣ ATITUDE É TUDO
Ela interfere atraindo a felicidade e a prosperidade, em todas as suas escolhas.
8 ATITUDES VENCEDORAS
1- LEVANTAR FOCADO E DECIDIDO TODOS OS DIAS
2- TER METAS E OBJETIVOS
3- NÃO DESPERDIÇAR TEMPO
4- PENSAR PARA VENDER
5- DOMINAR O MEDO
6- NUNCA DESISTIR
7- TER FORÇA NO ENTUSIASMO
8- ESTAR DISPOSTO A APRENDER SEMPRE.
Todos precisamos de atitudes positivas
para conseguir prosseguir com nossas vidas equilibradas, e aqui eu
destaco as 8 atitudes vencedoras mais famosas e importantes para quem quer
vencer na vida e nas vendas.
Entenda quais são as 8 atitudes
vencedoras!
Os segredos do sucesso em vendas e na vida estão nas atitudes.
O grande segredo para se obter o sucesso em vendas, sem dúvida alguma, está na capacidade e nas habilidades que o profissional tem em se motivar, em vibrar positivamente, em estar feliz com a sua função, com a sua profissão, com o seu propósito de vida. Dessa forma, posso afirmar com convicção que, de nada adianta ter o conhecimento de técnicas de vendas, conhecimentos específicos sobre ferramentas e tecnologia se nós não desenvolvermos o hábito de estar altamente motivado e irradiando entusiasmo na hora de realizar nossos negócios.
É justamente para te auxiliar em
sua trajetória profissional e de vida que apresento essas 8 atitudes vencedoras
especiais, que tratam diretamente das atitudes e comportamentos indispensáveis
para que quer obter sucesso na profissão de vendas.
Esses segredos de sucesso em
vendas vem das descobertas que fiz ao longo de mais de 15 anos de vendas
entendendo os "porquês" das razões e dos motivos que levam alguns
profissionais a se destacarem, de forma exemplar, sobre outros profissionais de
vendas que, às vezes, trabalham na mesma loja, vendem os mesmos produtos e no
final do mês produzem resultados diferentes.
Acredito que este artigo vai te
ajudar muito para o seu autodesenvolvimento, uma vez que, quando o assinto é
"motivação", cabe muito a você mesmo tomar a decisão de estar
motivado. E você perceberá que, as "8 Atitudes Vencedoras", nada mais
são do que comportamentos e posturas simples que você poderá adotar como suas,
e com isso, tornar-se também um campeão de vendas, um profissional de sucesso e
uma pessoa cativante.
Boa leitura!
1. DE MANHÃ ME LEVANTO PARA VENCER
"Vocês me perguntam: qual é a nossa meta? Posso responder com uma
única palavra: VITÓRIA! Vitória a todo custo, vitória apesar do medo, vitória
por mais longo e difícil que o caminho possa ser. Pois sem vitória não há
sobreviência".
Churchill
MENTALIZE E DECIDA QUE VOCÊ CONSEGUIRÁ BONS RESULTADOS
- Determine-se mentalmente a acreditar na
vitória. Alcançar a vitória começa com uma firme determinação de vencer.
Convença-se de que conseguirá bons resultados. Acredite, ninguém ou poucas
pessoas farão algo por você.
É você quem tem que acreditar no
seu potencial, nas suas virtudes, na sua garra. Mude sua rotina, faça com que
coisas boas aconteçam para você. Sonhe mais. Olhe o lado bom dos fatos.
(Desligue a TV dos noticiários.... rsrsrs)
CULTIVE PENSAMENTOS VENCEDORES
- Nossa mente é uma terra fértil que tudo
produz. O que você nela semear brotará fecundo e viçoso. Pare e Pense: o
que o seu cliente sentirá ou perceperá se, ao te encontrar para uma
reunião ou em sua loja, vê-lo desanimado, sonolento, distraído com seus problemas,
suas frustrações? Com toda certeza ele será "contagiado" pelo
clima e se desanimará e possivelmente perderá o estimulo para fazer
negócios com você. Entenda, tanto o alto astral como o baixo astral são
extremamente contagiantes. DECIDA de que maneira você quer contagiar as
pessoas ao seu redor e seus clientes, isso fará toda a diferença na hora
de realizar negócios.
AFASTE-SE DO PESSIMISMO
- Não se deixe influenciar pelo pessimismo.
Jornais, revistas, rádios e televisão bombardeia sua mente com notícias
ruins. Cuidado para não contaminar o seu cliente com pessimismo. Ao
encontrá-lo, sempre fale de coisas boas, notícias boas, venda alegria, progresso,
saatisfação, bem estar, conforto. Como disse acima DESLIGUE A TV.
- Elogie sempre seus clientes pela escolha dos seus produtos, reforce
a estima deles, diga que eles merecem o produto, que é uma recompensa pelo
seu esforço, pelo seu trabalho. Assim, eles sairão felizes e seguros de
que fizeram um excelente negócio com você.
Seu atendimento é o espetáculo
- Acredite: você é um ator e o seu ambiente de trabalho é o grande
teatro. É assim que você deve encarar e sentir o ambiente. Imagine: quando
as portas se abrem é como se as cortinas do teatro estivessem sendo
abertas. O ator principal é você, e o público que paga o ingresso para ver
o show são os seus clientes que esperam ansiosamente por um grande
"espetáculo". O diretor da peça pode ser você mesmo ou seu
gestor, que irá direcionar e apontar e corrigir a rota para a execução e o
roteiro é o seu método de atendimento e vendas.
- É exatamente assim, não queira fazer as
coisas somente do seu jeito. É claro que os seus talentos individuais são
importante, mas é preciso "teatrar", ensaiar palavras e gestos
que encantem e motivem seus fregueses a comprarem sempre com você.
DICA DE OURO: Não basta LER,
ENTENDER e CONCORDAR. O bom profissional tem que praticar.
Responda essas perguntas no papel: O que de prático você tem feito para se levantar para vencer? Analise seu dia, como tem sido? Você tem admirado as coisas boas da manhã, da sua casa, da sua cidade, do seu negócio? Está realmente feliz por respirar, pensar e produzir? - Escreva pelo menos 3 ações diferentes que te ajudarão a "se levantar para vencer"... pois essa é a principal das 8 atitudes vencedoras.
2. SOU MOVIDO A METAS E OBJETIVOS
"O homem que sabe o que quer, já percorreu um longo caminho para
encontrá-lo"
Napoleon Hill
ESTABELEÇA OBJETIVOS PESSOAIS ALTOS E AMBICIOSOS
- Tenha sempre um sonho a sua frente para
não se acomodar ou se sentir satisfeito com o que já conseguiu. Pense
sempre mais alto e você atingirá objetivos mais elevados. Se você pensar
pequeno e estabelecer objetivos limitados, limitará seu sucesso. Diz um
ditado antigo: "tente mirar as estrelas, se não der certo, no mínimo,
você terá atingido a lua".
- Tenha mais fé na sua força e capacidade,
na sua existência, no seu potencial. Acredite: basta querer. Reflita: como
poderá viver bem se ao levantar-se pela manhã, você não tem um sonho a
conquistar? Os nossos sonhos, nossos objetivos nos trazem novas energias e
motivações para enfrentarmos as dificuldades do cotidiano.
- Tome apenas um cuidado. Estabeleça
sonhos, metas e conquistas realizáveis. Sonhos
impossíveis nos trazem frustrações e desestimulos. Por exemplo: é como se
você não possuísse um carro hoje e, como meta, o seu sonho é ter uma
"SUPER FERRARI". Ora, é perfeitamente possível que um dia você
tenha a tal Ferrari, mas é quase impossível, pelas vias normais,
adquiri-la como primeiro carro. Vá aos poucos, realize o sonho de ter um
carro popular, depois escale para um melhor, e quem sabe mais tarde, um
carro de luxo, e por fim, a tão sonhada Ferrari. Mesmo que a história leve
uns 30 anos. Pense grande, mas tenha o cuidado de saber qual é o tamanho
de cada passo que você pode dar em busca deste sonho.
COLOQUE AS METAS E OBJETIVOS NO PAPEL
- Metas e objetibos não registrados são
meras intenções. Dificilmente você conseguirá atingir um objetivo que está
apenas na sua cabeça. Quando escritos, eles se transformam em compromissos
que você assume consigo mesmo. Isso não é uma loucura! É maneira prática
de darmos vida aos nossos sonhos, de torná-los realidade. Ao escrevermos
estamos realmente nos comprometendo. Mas há um fato mais importante neste
ato de formalizarmos nossos sonhos: como num "passe de mágica",
o sonho ou objetivo desejado se realiza muito antes do que imaginávamos.
Parece incrível, mas é verdade. Já são incontáveis os relatos de
profissionais de várias áreas que vivenciaram essa boa experiência.
FAÇA TUDO PARA CHEGAR LÁ
- Objetivos sem ações não terão
valor. Procure caminhos que façam você chegar
lá. Faça as coisas acontecerem, não espere que elas aconteçam. AJA!
- Por exemplo: Voltando para o caso anterior, o da compra da "SUPER
FERRARI". Imaginemos que você queira dar o primeiro passo, ou seja, a
compra do seu carro popular, vejamos:
A PRIMEIRA pergunta é: Quanto
custa? Digamos R$ 30.000,00
A SEGUNDA pergunta é: Como vou
fazer para levantar este recurso? Quanto devo economizar?
A TERCEIRA pergunta é: Se os
meus negócios continuarem assim, quanto tempo levará?
A QUARTA pergunta é: Quanto devo
produzir a mais e qual a melhor estratégia para poder economizar o valor no
menor tempo possível?
A QUINTA pergunta é: Das 8
atitudes vencedoras, quais as atitudes concretas e verdadeiras eu adotarei no
meu negócio para melhorar minha produtividade a fim de economizar esse
dinheiro?
- E assim, poderia enumerar outras tantas
perguntas que são indispensáveis e imprescindíveis para quem realmente
quer atingir uma meta e realizar o sonho.
- Você deve estar pensando, ao ler esse
exemplo, que isto é muito complicado e cansativo. Ao invés de pensar
assim, pense que esta é uma atitude vencedora de quem planeja e constrói o
caminho que poderá viabilizar um objetivo de vida desejado. Do contrário,
acaba sendo o que acontece, infelizmente, com a maioria das pessoas: Estão
cheias de boas intenções, vivem "no mundo da lua" e esperam que
algo extraordinário e sobrenatural aconteça em prol de seus desejos.
FATO IMPORTANTE!!
Aonde você acha que está a
verdadeira fonte de realização de nossos sonhos? Quem respondeu "nossos
clientes", acertou. Sim, são os nossos clientes, que entram e se
relacionam conosco diariamente que pagam nossos salários, não a empresa. São
eles e é através deles que podemos realizar nossos sonhos. Atendendo-os bem,
vendendo bem, aproveitando todas as oportunidades de venda como se fosse a
última do dia, pondo em práica, em cada atendimento, todas as recomendações e
técnicas de vendas.
Não é com amadorismos e descasos
que isto irá acontecer, mas sim com muita técnica, dedicação, disciplina e uma
ENORME dose de entusiasmo. Então, ao atender o próximo cliente, pense: -
"Meu Deus, que bom! Aí está entrando um pedaço do meu novo carro!!!"
3. NÃO DESPERDIÇO TEMPO
"Quando as pessoas percebem que o tempo vale ouro, já é muito tarde
para ganhá-lo."
Autor desconhecido
VALORIZE O SEU TEMPO EM PRODUTIVIDADE
- Quanto vale o seu tempo? Aprenda a responder esta pergunta conscientizando-se da importância
do recurso "tempo" na vida que quem quer ser produtivo, de um
profissional.
- Utilize o tempo disponível de trabalho
para pensar e agir, visando melhorar os seus resultados no seu negócio.
Acredite: não é porque você está "à toa" que você não está
trabalhando. Alguns profissionais pensam que, quando não estão em reuniões
com os clientes ou em atendimento, também não estão trabalhando. Este
pensamento está errado. Ficam dispersos no "mundo da lua"
desconcentrados e isso acaba dando sono e ares de desânimo. Pense e aja de
forma diferente, se você realmente quer ser um profissional vencedor.
Qualquer momento vago é motivo de aperfeiçoamento, veja o que você pode
fazer quando não estiver atendendo ninguém.
- Estude, invista em conhecimentos sobre
suas habilidades de negociação. Leia e releia os métodos de vendas
avançados. Muitas vezes uma venda ou um negócio é fechado ou perdido por
pequenos detalhes que não valorizamos muito. Tais detalhes são
extremamente detalhados nos métodos.
- Estude incansávelmente o seu negócio,
seus produtos e serviços. Conheça a fundo o seu negócio e onde ele está
inserido. Aprenda a demonstrá-lo de forma superior e diferenciado dos seus
concorrentes. Mesmo em dias fracos e sem movimento ou agendamentos, você
pode aproveitar este tempo para evoluir e expandir seus conhecimentos e
argumentos. Participe de treinamentos, seja com seu time de vendas, seus
gestores, ou seus subordinados, faça simulações e teatros. Mesmo que
certas ações de treinamentos lhe pareçam repetitivas, insista em fazê-las.
É assim que a gente aprende e se aperfeiçoa. Se isto não fosse verdade, os
grandes atletas e craques do futebol, por exemplo, não precisariam de
tanto treino. E tem mais, quando a gente treina, durante o "jogo"
estamos sempre "aquecidos" e preparados para "jogar"
para vencer.
ELIMINE OS DISPERDIÇADORES DE TEMPO
- Quanto do seu tempo você desperdiça
diariamente em açoes irrelevantes que não se relacionam com seu trabalho?
- Identifique as pequenas coisas que
representam perda de tempo para você. Faça uma lista para refletir, porque
ela fará com que você tenha clareza daquilo que está fazendo com que você
perca tempo, e principalmente, DINHEIRO.
4. PENSO, LOGO VENDO!
"Agir e falar sem pensar é atirar sem apontar"
George Herbert
PENSE EM TUDO O QUE VOCÊ DISSER OU FIZER
- Venda é um processo mental, não apenas
físico. Use a cabeça em todos os momentos, não faça da venda uma atividade
mecânica e automáica.
- Uma das características negativas que
podemos dizer do comportamento de muitos vendedores e negociadores é a
passividade, ou seja, está fisicamente na frente do cliente, mas
mentalmente muito distante. É como se ele não estivesse ali para negociar
ou vender, mas somente para "atender". Existe uma imensurável
diferença entre ser um "vendedor" e um "atendente".
- Muitos vendedores não percebem que a
profissão de vendas exige um alto grau de conhecimento técnico, às vezes
muito mais complexo e difícil do que em outras profissões, onde
computadores e programas muitas vezes fornecem as respostas exatas,
precisas e imediatas.
- Vender, sem dúvida, não é ficar de pé a
espera do cliente, aguardando ele entrar, para cumprimentá-lo, mostrar o
que solicitam, informar o preço e pedir que, se obtiver um
"negócio" melhor, que volte, pois é possível cobrir a oferta do
concorrente.
Vender não é como dirigir um
carro que, depois que se aprende bem, é tudo automático. Vender é uma ciência
que precisa de constantes análises, entendimentos e percepções.
Observe o seu negócio e seu
comércio, isso é uma verdadeira escola, dinâmica, viva. Pense, raciocine,
avalie e critique cada atendimento que fizer. Você perceberá a evolução.
Tenha tudo em mente, ao atender
um novo cliente. Não atenda de forma automática, como um ROBÔ.
Saia do AMADORISMO e vá para o
PROFISSIONALISMO!
Faça uma profunda avaliação do seu comportamento no
seu negócio ou comércio. Analise se suas atitudes e comportamentos estão mais
voltados para o "verdadeiro vendedor profissional" ou
ainda estão ancoradas em hábitos de atendente.
5. O MEDO NÃO ME DOMINA
"Pior do que um homem que abandona suas tarefas é aquele que as
teme começar"
Autor desconhecido
MEDO. O QUE É MEDO?
- Medo nada mais é do que um sentimento
humano, assim como: alegria, felicidade, rancor, raiva, tristeza, etc.
Medo é algo natural e normal em todas as pessoas normais. Negá-lo é
sintoma de insegurança e preconceito. Quem não sente medo está doente,
deve procurar tratamento psicológico.
- Se você prestar bastante atenção ao
título da Atitude Vencedora nº 5, você perceberá que está escrito: O Medo
Não Me Domina. Não está escrito: "NÃO TENHA MEDO".
- Ter medo é bom. O que não é bom é
desistir, abandonar um bom projeto. Fugir de soluções inovadoras.
QUEM TEM MEDO DE VENDER?
- É bastante improvável que algum vendedor,
de forma explícita, responda positivamente e de forma clara a pergunta
acima. Afinal de contas, admitir que se está com medo é no mínimo um sinal
de fraqueza. Na verdade, todos sentem algum tipo de medo ao iniciar um
novo contato com um cliente, até porque, por mais que haja uma rotina,
cada venda é uma venda e surpresas e imprevistos acontecem a todo momento
no ambiente de trabalho.
- Vamos pensar um pouco mais sobre
"ter medo em vendas".
- Pense com frieza e honestidade:
- Você sabe tudo, com detalhes, sobre todos
os produtos e serviços do seu ramos de atividade e seu mercado? Quando um
cliente solicita algo que você não conhece com detalhes e ele, cliente,
começa a fazer inúmeras perguntas sobre as características, funções,
diferenças, etc. O que você sente? Alguns podem até não admitir, mas tem
muitos profissionais de vendas que fogem de determinados produtos e
assuntos. "Morrem" de medo de falar no tema e de demonstrar um
produto que não conhecem plenamente. Muitos até se posicionam longe
torcendo para que o cliente não solicite informações daquele produto
"desconhecido" justamente por entenderem pouco.
- Você sabe tudo sobre relacionamento
humano? Pense agora: que tipo de cliente lhe causa medo? Pensou? É
natural. Às vezes nos intimidamos com pessoas caladas, outras vezes
com pessoas agressivas, mal humoradas, outras vezes nos sentimos
inferiorizados, e assim por diante.
- A questão principal, de fato, não é
ficarmos discutindo se você sente ou não medo, se admite ou não.
- O fato importante é: O que temos de fazer
quando um situação nos impede de seguir em frente, por receio, por medo,
por insegurança, seja lá o que for.
- O que essa atitude vencedora quer nos
alertar é para descruzarmos os braços, nos mobilizar e enfrentar nossos
medos. Como uma criança que tem medo do quarto escuro. Enquanto ela não
entrar sozinha e acender as luzes, ela sempre acreditará que, dentro do quarto
escuro tem um "bicho papão".
- Não permita que o medo domine você, caso
contrário, não alcançará o sucesso profissional. Muitos vendedores possuem
um inegável talento para venda, para o relacionamento humano, mas,
infelizmente, agem de forma "anestesiada", pois o medo de ousar,
de criar, de inovar, de enfrentar certas dificuldades do relacionamento
com clientes os impede de progredir.
- Vamos pensar numa determinada situação na
sua loja. Digamos que você conheça muito pouco sobre um determinado
produto e que este produto possua um valor bastante interessante de se
vender, pois rende boa comissão. Imaginemos ainda que você ache complicado
manuseá-lo, demonstrá-lo. Então, todas as vezes que um cliente solicita a
você o determinado produto, você direciona-o a um colega seu que é
"especialista" no assunto, ou pior, faz uma fraca demonstração,
não passando segurança ao cliente, que obviamente dirá que precisa dar
mais uma olhadinha em outras lojas. Pois bem. Quem está ganhando e quem
está perdendo com esta situação? Por isso, só há um caminho para que o
medo não te domine. ENFRENTE-O. Vá a luta. Aprenda sobre aquilo que você
não aprendeu ainda. Tenha mais segurança em si mesmo, para não se sentir
inimidado ou humilhado por determinados clientes.
ELIMINE O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO
DECIDA QUE VOCÊ CONSEGUIRÁ BONS RESULTADOS
- Reforce o sentimento de auto estima
(goste mais de você) para não ser rejeitado. Não leve a rejeição para o
lado pessoal.
- Ao receber uma possível negativa do
cliente, não se sinta discriminado ou infeliz. Ao invés disto, tire lições
destas rejeições.
Pense agora nos seus medos, nos
seus receios. Pense: O que me deixa inseguro? Por que tenho medo em
determinadas situações? Após esta reflexão, escreva o que você terá de
fazer para eliminar tal sentimento.
6. NUNCA DESISTO
"O caminho mais curto para o sucesso é sempre tentar mais uma
vez."
Autor desconhecido
COMO SER PERSISTENTE?
- A persistência é uma virtude observada
nas pessoas que não desistem de seus ideais, de suas metas e sonhos e que,
no caminho destas conquistas, enfrentam e superam as dificuldades,
obstáculos e derrotas. Não há persistência sem barreiras.
- Mas, para serem persistentes, as pessoas
precisam desenvolver outras duas habilidades
1- CRIATIVIDADE: A criatividade não é um dom, como alguns imaginam.
As pessoas não nascem criativas.
As pessoas tornam-se criativas. Todos podemos ser criativos. Mas o que é criatividade? Criatividade
é a capacidade de se ver vários caminhos, várias alernativas para a solução de
um único problema. A criatividade dá ao indivíduo o beneficio de nynca estar
estático, parado, conformado. É como a ágra descendo da montanha, ela sempre
segue adiante, desviando barreiras, preenchendo vazios, formando cachoeiras,
mas está sempre em movimento.
Como uma pessoa pode ser
persistente se, diante do primeiro problema ou dificuldade, faltam-lhe ideias,
soluções, maneiras de enfrentá-los? Para muitos, nessa situação, a solução é
desistir e conformar-se com a realidade. Isto ocorre com frequência. As pessoas
não desistem de seus sonhos por falta de vontade ou coragem, muitas vezes
desistem de seus sonhos por falta de vontade ou coragem, muitas vezes desistem
por falta de alternativas inovadoras, de novas ideias, de não saberem
exatamente como fazer. E por que faltam ideias ou soluções criativas a muitas
pessoas?
O porquê é justamente a SEGUNDA
habilidade.
2- CORAGEM DE ERRAR: Como
uma pessoa pode tornar-se criativa se tem medo ou falta-lhe coragem de errar?
Quando pensamos diferente,
quando ousamos em seguir por caminhos alternativos, estamos nos dando a grande
chance de sermos criativos e continuarmos em frente, mas também estamos
correndo o risco de errar.
Algo alternativo ou inovador
pode induzir a erros. Poucas pessoas estão dispostas a correr este tipo de
risco pelo simples fato de que já foram educadas para não errar, trabalham em
ambientes onde o erro é um crime inadmissível, os amigos condenam seus erros, a
própria pessoa não aceita o erro dos outros. Assim, o que resta à grande
maioria, é continuar agindo e pensando exatamente como a maioria pensa e age,
fazendo as coisas exatamente como elas vêm sendo feitas há tempos.
CONCLUSÃO:
Sem disposição e coragem para
errar, não há criatividade.
Sem criatividade não existem
soluções inovadoras e alternativas.
Sem novas ideias não existem
indivíduos persistentes.
RATIFICANDO:
A persistência depende muito
mais da criatividade e de soluções inovadoras do que de boa vontade e garra. É
claro que boa vontade e garra são importantes também, mas não resolvem
sozinhas. Às vezes, vemos pessoas persistindo e insistindo em resolver certos
problemas sempre da mesma maneira, sem sucesso. Não lhes falta garra e vontade,
fala criatividade.
Você ainda tem dúvidas de que
das 8 atitudes vencedoras, essa é a que causa mais IMPACTO?
NUNCA DESISTA
7. ACREDITO NA FORÇA DO ENTUSIASMO
"Nada de importante jamais foi conseguido sem entusiasmo"
Ralph W. Emerson
EXTERNE O ENTUSIASMO QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ.
- O entusiasmo é a capacidade que as
pessoas tem de fazer, o que tem de ser feito, com alegria e bom humor,
independentemente se os "ventos" estão favoráveis ou não.
- O entusiasmo é uma energia que vem do seu
interior. Ele o motiva e o empurra na direção dos seus objetivos. O
entusiasmo contamina e contagia as pessoas.
PORQUE É IMPORTANTE ESTAR ENTUSIASMADO SEMPRE!
- Imagine a seguinte situação: um determinado cliente entra na sua
loja, disposto a comprar um determinado produto. Para o cliente este é um
momento importante, de alegria, muitas vezes de realização de um sonho
esperado há muito tempo. Ele, o cliente, programou-se, está com aquela
feliz sensação de poder "comprar", trouxe a família, os
vizinhos, etc. Para ele é pura satisfação.
- Só que, ao entrar na loja, lá estão os vendedores: apáticos,
desanimados, sem energia, com nenhuma vibração positiva. Afinal, é mais um
cliente, como tantos outros que entram e saem da loja diariamente.
- Começam a atender o "feliz" cliente, como já atenderam
uma dezena de outros. Ouvem a solicitação do mesmo, passam as informações
básicas, e pronto. O que acontece então? O cliente, como num feitiço,
perde o encanto, parece que aquela compra não é mais tão importante assim,
no fundo, começa a pensar:"- É melhor guardar o dinheiro para uma
eventualidade, a crise pode piorar..." ou pensa: "- É melhor eu
dar mais uma olhadinha por aí, não estou seguro de fazer este negócio aqui".
- E atenção: Ele pensa, mas não fala isto aos vendedores. Normalmente vai
embora usando as tradicionais desculpas.
- Infelizmente, esta é a realidade da maioria das lojas e dos
vendedores.
- O entusiasmo é tudo em vendas. O entusiasmo talvez seja mais
importante do que conhecer a técnica de vendas. Onde não há entusiasmo não
há negócio.
- O cliente, quando entra na loja, espera, na maioria das vezes de
forma inconciente, encontrar um ambiente alegre, festivo.
- Espera encontrar vendedores verdadeiramente felizes por atendê-lo,
não porque ele se acha importante, mas principalmente para que a sua
consciência fique 100% tranquila ao "gastar" com a compra do
determinado produto.
- Muitas vezes os clientes, ao chegarem em casa, arrependem-se de
terem "gasto" mais do que imaginavam. Porém, quando os
vendedores usam de elogios, palavras de apoio, do tipo "- Compre,
você merece!", "- Não se preocupe, qundo menos você perceper
você já quitou a compra" ou "- Fico feliz em ajudar na
realização deste sonho". Fazem com que o cliente tranquilize-se e
compre, muitas vezes, mais do que imaginava. E, ao chegar em casa,
continue feliz e tranquilo.
- Somente um vendedor motivado e entusiasmado comporta-se assim, irradiando alegria e contribuindo para que todo o ambiente da loja esteja em harmonia.
POR ONDE FOR O ENTUSIASMO ESTARÁ ACOMPANHADO COM UM SORRISO
- Não há entusiansmo sem sorriso. O sorriso
é uma arma poderosa na hora do atendimento e do relacionamento com o
cliente. O sorriso conforta, tranquiliza, elimina qualquer sensação de
hostilidade. O sorriso diz ao cliente "- Entre! Você é bem vindo, eu
estou feliz em vê-lo". O sentimento do cliente é mais ou menos igual
a quando vamos à casa de alguém que pouco conhecemos e nos sentimos
retraídos, inseguros e com uma cera vergonha de comer, ir ao banheiro,
etc. Este sentimento é prontamente eliminado quando somos bem recebidos,
quando os donos da casa nos deixam à vontade, transmitindo simpatia e
hospitalidade.
- Acostume-se a sorrir sempre. Esta é uma
tarefa que exige treino diário. Levante a cabeça e olhe para o seu cliente
e, antes mesmo de cumprimentá-lo, sorria com os olhos e com os lábios.
Demonstre entusiasmo mentalisando a seguinte frase: "Que ótimo que
está aqui e eu estou muito feliz por isso!"
COMEMORE OS SEUS PROGRESSOS E MICRO RESULTADOS
Quando você está super
entusiasmado e atende com paixão e gosto, você transborda uma energia positiva
que trás resultados positivos de diversas formas, desde a consistência diária
com a vitória sobre a procrastinação, até resultados financeiros e atingimento
das metas estabelecidas.
Se você manter-se vibrante,
grato pelos micro progressos, com uma postura de sucesso, as pessoas ao seu
redor sentiram essa vibração e em uma negociação, certamente auxiliará seus
clientes sempre a estarem mais seguros com relação a tomada de decisão.
8. APRENDO ALGUMA COISA TODOS OS DIAS
"Sábio é aquele que sabe que não sabe tudo."
Autor desconhecido
COMO APRENDER ALGUMA COISA NOVA TODOS OS DIAS?
- É simples. Basta que você tenha a mente
aberta para que faça em seu dia coisas diferentes das normais, coisas
simples como a sequência de higiene matinal de costume, de repente você
escova os dentes assim que levanta, e depois entra no banho, e pode realizar
o inverso, quebrando assim uma rotina, caminho para seu trabalho ou
escola, você pode escolher aquela outra rua.... e assim por diante. A cada
momento que se permitir ter uma outra experiência lhe trará ensinamentos.
- Não espere que alguém te ensine a
negociar, pratique os ensinamentos que adquiriu através do método de
vendas e se concentre no ser humano a sua frente com um problema a procura
de solução.
- Sempre pratique o feedback do seus
atendimentos, dessa forma você conseguirá aprender em como o desfecho
poderia se sair diferente para a conclusão do negócio, para a venda ser
realizada, imagine cenários diferentes, como se escolhesse outras palavras
para negociar
- Não espere que as informações caiam do céu, você precisa fazer a sua parte na busca de mais e mais informações, conhecimento é uma riqueza que sempre estará com você e quanto mais atento e consciente dos aprendizados, mais produtivo, mais vendedor, mais feliz, com mais liberdade você viverá.
Essas são certamente as 8 atitudes vencedoras mais
importantes para quem trabalha com vendas e porque não também para que possamos
viver uma vida mais produtiva e feliz.
That´s all Folks!
Tito Leandro
Empreendedor digital
FONTE
*Quer vencer na vida ou não quer ?*
Se Voce não sabe responder DE PRONTO.... então vc está mais perdido que cego num tiroteio.....
*Tudo depende da sua ENERGIA!!*
Oque você pensa!
Oque Voce fala !
Como Voce fala !
A CAPACIDADE DOS INDIVÍDUOS
VEM DO
INTERESSE E DEDICAÇÃO DE CADA UM.
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